15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://www.redhotchilipeppers.com.br 300
theme-sticky-logo-alt

RHCP e Pearl Jam tem mais coisas em comum do que você imagina

Não são só os fãs em comum e o fato de terem feito sucesso nos anos 1990 que se deve a proximidade dos Red Hot Chili Peppers com o Pearl Jam. Durante a passagem do RHCP pelo New Orleans Jazz Festival em 2016, Mike McCready, do Pearl Jam, que também tocou no evento, aproveitou para entrevistar o Flea, Josh e Chad para o Pearl Jam Radio, canal da emissora de rádio Sirius XM. O guitarrista aproveitou também para falar da importância dos Chili Peppers para o Pearl Jam e sua existência. Com a passagem das duas bandas, que tocam na edição de 2018 do Lollapalooza Brasil, aproveitamos pra relembrar a relação entre eles.

 

Jack Irons

Jack Irons, o baterista da formação original do Red Hot, também tocou no Pearl Jam entre 1995 e 1998. Foi ele quem apresentou Eddie Vedder para os caras do Pearl Jam no começo da banda, quando o mesmo gravou a famosa fita demo, cantando músicas que iriam se tornar “Alive”, “Once” e “Footsteps”.

 

 

Turnê juntos no começo dos anos 90

O Pearl Jam participou da turnê do Blood Sugar Sex Magik no começou dos anos 1990 junto com o RHCP e o Smashing Pumpkins. A banda sempre agradece muito aos Chili Peppers, que segundo Mike McCready foram muito generosos e amáveis com eles, cedendo tempo de passagem de som e equipamentos de iluminação. Ele afirmou que o Pearl Jam deve o sucesso aos Peppers.

 

Eddie Vedder cantava RHCP em outra banda

Antes de entrar no Pearl Jam, em 1988 o Eddie Vedder fez parte da banda Bad Radio. Após a sua entrada, começaram a fazer um som influenciado pelo Red Hot Chili Peppers, chegando inclusive a cantar músicas da banda nos shows.

 

Dirty Frank

O Pearl Jam tem uma música chamada “Dirty Frank” que é inspirada no som dos Chili Peppers. Inclusive um dos versos da música diz “Cook ’em just to see the look on their face”, uma homenagem a música “Freaky Styley” do RHCP, que diz “Funk’em just to see the look on their face”. 

Pearl Jam empresta equipamentos para o RHCP na volta do John Frusciante

Em 1998 o Pearl Jam retornou o favor e emprestou seus equipamentos pro Red Hot. Era um dos primeiros shows da volta do John Frusciante aos Chili Peppers, que a própria banda chamou de “recomeço”. O Red Hot também é muito grato ao Pearl Jam por esse favor.

Integrantes da banda já tocaram juntos

Além de já terem feito parte do mesmo line up de vários festivais pelo mundo, em diversos shows e eventos já aconteceu encontros onde os músicos das duas bandas tocaram juntos, como por exemplo no Hullabaloo 2007, quando Eddie Vedder tocou o Flea e Jack Irons; New Orleans Jazz Festival 2016, quando o Chad Smith e o Josh Klinghoffer tocaram com o Pearl Jam; em um show do Pearl Jam na California em 2003, John Frusciante tocou com os caras a música “I Believe In Miracles” do Ramones. Assim como o Eddie Vedder, o Frusciante também era muito amigo do guitarrista Johnny Ramone e ambos fizeram um discurso no funeral do músico em 2004.

 

 

Notícia anterior
RHCP toca raridades na Argentina e no Chile. Próximo show é no Brasil!
Próxima notícia
Chad Smith empolga fãs na Drum Clinic em São Paulo