Review: Chad Smith’s Bombastic Meatbats
BOMBASTIC, FUNKY, SEXY E ALTO, MUUUUITO ALTO…
Meet The Meatbats é o álbum de estréia do Bombastic Meatbats, novo projeto de Chad Smith. A data de lançamento no Reino Unido é amanhã, dia 12 de Outubro.
Tracklist:
1- NEED STRANGE
2- THE BATTLE FOR VENTURA BLVD
3- OH! I SPILLED MY BEER
4- TOPS OFF
5- DEATH MATCH
6- NIGHT SWEATS
7- PIG FEET
8- LOLA
9- BREAD BALLS
10- INTO THE FLOYD
BONUS TRACK
11- STATUS / SPECTRUM
Após o sucesso com Chickenfoot, Chad Smith parece que vem mais um grande projeto onde só tem recebido elogios da crítica.
O site BlogMusic realizou um review do grupo Bombastic Meatbats,
Quem fez o review sobre o álbum intitulado Meet The Meatbats foi Greg Barbrick:
Em seu álbum “One Nation Under a Groove” de 1978, o Funkadelic fez a pergunta musical ” Who Says A Funk Band Can’t Play Rock?”(Quem disse que uma banda funk não pode tocar rock?). Eles responderam à pergunta bastante convincente naquela época, depois disso ninguém conseguiu. Em 2009, o projeto de Chad Smith chamado Bombastic Meatbats virou a mesa, como uma banda de rock que consegue tocar funk.
O emprego diário de Chad Smith é ser baterista do Red Hot Chili Peppers, então eu estava esperando algo nesse sentido para o Meatbats. Eu estava errado. Meet The Meatbats é muito mais aventureiro do que qualquer coisa que o Peppers já gravou. É também um dos melhores álbuns instrumentais para ser lançado este ano.
Além de Smith, a banda inclui Kevin Chown (baixo), Ed Roth (teclados), e Jeff Kollman (guitarra). A levada funk certamente mantem estável , mas é nos teclados setentista de Roth, e nos riffs incríveis do guitarrista Kollman que realmente coloca o Meatbats no topo.
Pegue a primeira faixa, “Need Strange”. A bateria bombástica de Smith abre a canção seguido pelo teclado inspirado no grande Billy Preston. O guitarrista Kollman quase soa como na era de “Blow By Blow” de Jeff Beck. Tudo o que é grande sobre o Meatbats está presente nesta canção.
Bem, talvez nem tudo. “The Battle For Ventura Blvd,” e “Tops Off” as vezes acena na direção geral do grande Steely Dan. “Lola” é Kollman no seu auge tocando com o virtuosismo de um Frank Zappa ou Pat Metheny. O solo de Chad é incrível também.
No lançamento original do EUA, Meet The Meatbats termina com a faixa “Into The Floyd” . Como em todas as suas canções, o título apenas parece ser aleatório. Eu não ouço nada que me lembra Pink Floyd nesta faixa, porém, é um grande final para o disco. Há quase um blues lento do tipo de Robin Trower nesta faixa. Então Roth entra com um solo de piano que soa algo como a lenda do jazz, Bill Evans.
O lançamento no Reino Unido vem com a mesma arte da capa e faixas, e mais uma bônus. “Status Spectrum” é uma faixa ao vivo e é uma ótima amostra de como eles são ao vivo. O Meatbats realizam uma pegada sólida setentista, e parece que vários de seus músicos favoritos estão presentes nos riffs. Eu ouço trechos de Hendrix, Jeff Beck, Jan Hammer, Donald Fagen, a lista vai longe.
Meet The Meatbats é uma das melhores surpresas musicais que tive este ano.
Myspace Oficial
http://www.myspace.com/bombasticmeatbats
BOMBASTIC, FUNKY, SEXY AND LOUD…
3 Comentários