Por que o álbum de estreia dos Red Hot Chili Peppers estava anos a frente de seu tempo?
[Matéria original: This Is Dig]
Indiscutivelmente o primeiro disco a fundir punk, funk e rap, o álbum de estreia do Red Hot Chili Peppers continua a crescer em estatura.
O álbum de estreia autointitulado dos Red Hot Chili Peppers tende a ser uma entrada mal compreendida em seu extenso trabalho. Gravado durante um período especialmente caótico no início da carreira do grupo, vendeu quantidades minúsculas no lançamento, mas a sua importância não deve ser subestimada. Indiscutivelmente o primeiro álbum a fundir com sucesso música punk, funk e rap, estabeleceu os Chili Peppers na importante rede de rádio universitária dos EUA no verão de 1984, permitindo ao grupo dar os primeiros passos no longo caminho para o estrelato mainstream. eles finalmente conseguiram com seu quinto álbum, Blood Sugar Sex Magik .
“TUDO FOI GRAVADO EM UM TAKE E TUDO FICOU PERFEITO”
A história de como surgiu o álbum de estreia do Red Hot Chili Peppers é um tanto complicada. A formação original do grupo de Anthony Kiedis (vocal), Hillel Slovak (guitarra), Michael Balzary (também conhecido como Flea, baixo) e o baterista Jack Irons se uniram enquanto os quatro eram colegas de classe na Fairfax High School em Los Angeles, mas inicialmente trocaram sob nomes engraçados, fazendo seu primeiro show como Tony Flow And The Miraculously Majestic Masters Of Mayhem para cerca de 30 amigos e associados no Rhythm Lounge de Los Angeles. Eles só tinham uma música nessa fase inicial, mas ficaram um pouco mais sérios quando – para sua surpresa – o dono do clube os convidou para um segundo show.
A banda iniciante gradualmente se transformou em uma banda adequada durante o verão de 1983, mudando seu nome para o muito mais memorável Red Hot Chili Peppers ao longo do caminho. Eles fizeram mais alguns shows no circuito de clubes de Los Angeles antes de gravar seis músicas para sua primeira demo, em um pequeno estúdio no Hollywood Boulevard. Para surpresa de todos, a química interna deles já era evidente naquela primeira sessão.
“Essas sessões demo foram de longe as gravações mais produtivas e inspiradas que já fizemos”, disse Anthony Kiedis entusiasmado em seu livro de memórias, Scar Tissue . “Nos últimos 20 anos, nunca chegamos a um momento em que houvesse tanta magia e unidade acontecendo. Estávamos na zona. Tudo foi gravado em um take e tudo ficou perfeito.”
“TODAS AS NOVAS MÚSICAS SOARAM EMOCIONANTES E ÓTIMAS”
A demo inicial dos Chili Peppers incluía faixas como Police Helicopter e Green Heaven – canções que mais tarde se tornariam a base de seu álbum de estreia propriamente dito. Essa primeira gravação também revelou que o som característico da banda, uma fusão altamente original de funk angular, estilo James Chance e punk hardcore, culminado com a entrega vocal infundida de rap de Kiedis, já era real, mesmo nesta fase embrionária.
A qualidade da demo foi fundamental para que o empresário da banda, Lindy Goetz, fechasse um contrato de sete álbuns com a EMI America em novembro de 1983. Mas as comemorações foram silenciosas porque os problemas já haviam surgido. Antes de os Chili Peppers levarem a sério, Hillel Slovak e Jack Irons já haviam se comprometido com sua outra banda, What Is This?, e assinado com a MCA duas semanas antes do acordo dos Chili Peppers com a EMI ser concretizado. Assim, a dupla deixou o Chili Peppers em dezembro de 1983, no momento em que o grupo começava a pensar em gravar seu álbum de estreia.
“Nosso som era baseado na bateria de Jack Irons e na guitarra de Hillel Slovak”, lembrou Kiedis em Scar Tissue . “Não era como se esses caras fossem incidentais, eles criavam a nossa vibe. Éramos crianças do ensino médio, éramos uma equipe, você não pode fazer compras para uma nova mãe e um novo pai… Eu estava pensando, OK, minha vida acabou, minha causa está perdida.”
Embora Flea sentisse o mesmo, ele era mais pragmático. Como agora tinham um contrato de gravação, o álbum de estreia do Red Hot Chili Peppers tinha que ser a prioridade, e o baixista já tinha um baterista substituto em mente, Cliff Martinez. Tendo cumprido pena com os grupos punk de Los Angeles The Dickies e The Weirdos, além de um período com o ícone cult Captain Beefheart, Martinez estava bem posicionado para ocupar o banco da bateria dos Chili Peppers.
Lembrando que Martinez “poderia fazer vários estilos e fazê-los todos bem”, Kiedis concordou que o grupo havia encontrado o baterista ideal. Substituir Hillel Slovak, porém, foi muito mais difícil até que uma série contínua de audições finalmente levou o grupo a Jack Sherman.
“ELE SE ENVOLVEU COM FLEA E CLIFF… HAVIA UM FLUXO MUSICAL REAL”
“Ele chegava com um grande sorriso e não parecia muito legal quando estava tocando”, escreveu Kiedis mais tarde sobre o guitarrista, que morreu em agosto de 2020. “Mas ele se uniu a Flea e Cliff… e não foi uma luta para eles se encontrarem e então havia um fluxo musical real… Ele não era o inferno do funk cru e explosivo que estávamos procurando, mas ele definitivamente seria capaz de entrar no estúdio e anotando essas peças, então o contratamos. Foi um momento de celebração, porque agora todas as peças estavam lá.”
Com a nova equipe do Chili Peppers formada, a banda também teve que decidir sobre um produtor e, no que diz respeito a Flea e Kiedis, só havia um candidato.
“Flea e eu, sem hesitação, recomendamos Andy Gill, o guitarrista do Gang Of Four ”, escreveu o cantor em Scar Tissue . “O primeiro álbum deles, Entertainment! , foi o que me inspirou… A música era tão angular, dura e nervosa, o epítome daquele funk da escola de arte inglesa.”
Apesar de seu endosso, Flea e Kiedis não ficaram nem um pouco entusiasmados com a produção de Gill. As duas partes eram efectivamente giz e queijo, e a tensão que surgiu entre elas durante as sessões foi bem documentada. No entanto, embora Kiedis tenha admitido que “Andy estava buscando um som limpo que não era nosso”, o tempo moderou seus pensamentos sobre as sessões do álbum de estreia do Red Hot Chili Peppers.
“Lembro-me de explosões de felicidade durante esse período”, lembrou ele mais tarde. “As novas músicas como Buckle Down, True Men [Don’t Kill Coyotes], Mommy Where’s Daddy e Grand Pappy Du Plenty soaram emocionantes e ótimas. Mas fiquei terrivelmente decepcionado quando ouvi as mixagens de Get Up And Jump, Out In LA, Green Heaven e Police Helicopter… Tornou-se uma verdadeira batalha para fazer o disco.”
“ESTE É O NOSSO PRIMEIRO DISCO, VAMOS CONTINUAR MARCHANDO”
Independentemente de sua dissidência, o álbum de estreia do Red Hot Chili Peppers tinha muitas vantagens. Tendo em mente que a nova banda só teve tempo suficiente para passar algumas semanas ensaiando antes das sessões, eles mostraram uma rigidez admirável durante todo o trabalho, garantindo que a maioria das músicas fosse executada com habilidade e sutileza.
Gente como Get Up And Jump e os viris True Men Don’t Kill Coyotes efetivamente traçaram o plano para o punk-funk pesado e pesado que a banda criaria nos próximos cinco anos, embora o pós-punk angular e gago de Out In LA e o proto-thrash de Police Helicopter mostraram que Flea e companhia tinham muito mais cordas em seu arco.
Em outro lugar, a retórica furiosa de Green Heaven (“Assumimos a posição de vender a munição/Que porra é essa, é a tradição americana/Junto com ir pescar, tortas de maçã na cozinha/Não é uma merda, vendo homens mortos em valas?”), sem dúvida soa ainda mais presciente agora, enquanto a misteriosa faixa de encerramento, Grand Pappy Du Plenty – um instrumental ameaçador, semelhante a uma trilha sonora, que gradualmente fica enterrado sob uma avalanche de efeitos sonoros de Sherman – confirmou que os Chili Peppers não seriam pôneis de um só truque.
“TIVEMOS O YIN E O YANG DAS CRÍTICAS… ESTÁVAMOS SENDO RECONHECIDOS”
Tal como acontece com muitos discos igualmente inovadores, o álbum de estreia do Red Hot Chili Peppers ganhou pouca força comercial após seu lançamento em 10 de agosto de 1984. No entanto, fez o trabalho pesado para a banda, apresentando-os às rádios universitárias nos EUA, e também à MTV graças ao vídeo dirigido por Graham Wiffler para o primeiro single do álbum, True Men Don’t Kill Coyotes. No entanto, o verdadeiro valor do disco está na sua longevidade. Agora é amplamente citado como o primeiro álbum de punk-funk (ou funk-metal), aparecendo 15 meses antes de We Care A Lot, do Faith No More , e quase quatro anos antes do álbum de dupla platina Vivid , do Living Colour, impulsionar o gênero no mainstream.
“Eu senti como se tivéssemos caído entre dois picos, no vale do compromisso”, disse Anthony Kiedis mais tarde sobre o álbum de estreia do Red Hot Chili Peppers. “Eu não tive vergonha disso, mas não era nada parecido com a nossa fita demo original. Ainda assim, nossa opinião foi: ‘OK, este é nosso primeiro disco e vamos continuar marchando…
“Eu não poderia dar muita importância ao que os escritores tinham a dizer sobre nossa música”, ele acrescentou. “Tínhamos o yin e o yang das críticas de discos. De qualquer forma, estávamos sendo reconhecidos.”