Os rituais dos RHCP antes dos shows
Qualquer um que tenha visto os Red Hot Chili Peppers ao vivo, sabe o quanto eles se esforçam num show: Anthony Kiedis pula e salta enquanto faz rap e canta, Flea pisoteia pelo palco enquanto faz slaps no baixo, Chad Smith se torna uma máquina de tocar bateria e Josh Klinghoffer se joga em suas linhas de guitarra funky. A fisicalidade do show importa tanto quanto a música em si.
Então não é surpreendente que cada membro da banda tenha um ritual pré-show próprio para entrar no estado mental certo.
Nas novas entrevistas abaixo, cada um dos músicos explicou como se prepara para o palco enquanto fazem turnê pela Europa para a primeira série de concertos em suporte ao seu novo álbum, The Getaway.
Kiedis aquece sua voz com exercícios e se mantém em forma com uma dieta especial. “E então eu tenho que correr ou me alongar ou fazer flexões ou lutar com Flea ou qualquer coisa que faça meu sangue circular.” ele diz. “Você não pode ir de zero a 100 milhas por hora sem preparação.”
Flea se prepara para shows tocando baixo por uma hora e então sai correndo pela arena. “Eu medito, eu rezo,” ele adiciona. “Sou bastante intenso em relação a isso”.
Chad tem uma atitude muito mais calma em relação a tocar ao vivo. Ele gosta de dedicar seu tempo indo ao local do show e depois observa o público e a banda de abertura. Então, ele toca sua bateria um pouco nos bastidores. “Eu penso que a melhor maneira de se apresentar é estando relaxado” ele diz. “Eu quero estar animado para tocar.” Relaxar é essencial.
Finalmente, Klinghoffer – que também canta os vocais de apoio – trabalha em sua voz e toca guitarra o máximo possível durante o dia. Ele também gosta de manter as distrações ao mínimo possível. “Eu não tento mais entreter convidados”, ele diz com uma risada. “Isso exige mais de mim do que tocar em três shows.”
Embora as datas da turnê que os Red Hot Chili Peppers anunciaram para 2016 até agora foquem primariamente na Europa e na Ásia, eles têm um punhado de apresentações norte-americanas marcadas para o Canadá e um espaço de atração principal no Lollapalooza planejado para o verão.
Tradução: Ana Beatriz Barata
Revisão: Ana Paula Mancini
Fonte: Rolling Stone