Membros do Guns N’ Roses ‘pulavam a cerca’ para ouvir ensaio do RHCP
Em entrevista para o canal 5 Notas Bob Forrest lembrou como era a vida e rotina de fãs e músicos de rock na cidade de Los Angeles na década de 1980.
Nos anos 80 na verdade só tinha 40 a 50 bandas em Los Angeles. Você consegue imaginar isso? Deve ter 10 mil bandas em Los Angeles atualmente. Ninguém queria ser músico no final dos final dos anos 70 e começo dos 80. Se você falasse para os seus pais que queria ser músico quando eu era menor, no começo da década de 1980, que foi quando eu comecei a tocar, os pais choravam. Ficavam tristes porque você iria desperdiçar a sua vida. Agora os pais incentivam os filhos para serem a nova Billie Eilish. Antes era: “Meu Deus, falhamos como pais! Ele vai tocar numa banda de rock.” Mas o que é sensacional é que se pegar essa época da música em Los Angeles, cerca de vinte bandas estão no Rock And Roll Hall Of Fame!
Membros do Guns N’ Roses ia assistir ensaio “pré-RHCP”
Bob ainda contou que os Slash e Steven Adler, que mais tarde iriam tocar com o Guns N’ Roses, ouviam ensaios da banda Anthym, que tinha Flea, Hillel Slovak e Jack Irons na formação.
Era uma época mágica! Todos viviam juntos e se conheciam. Uma coisa que muitos não sabem é que o Anthony Kiedis, o Flea e o Jack Irons (baterista original do RHCP) cresceram com o Slash e o Steven Adler no mesmo bairro. O Guns N’ Roses e o Red Hot Chili Peppers surgiram juntos no mesmo bairro de Los Angeles e na mesma época. Eles costumam ensaiar com essa banda chamada Anthym, que teve esse nome como homenagem a gravadora (selo) Anthem que tinha a banda Rush, onde lançaram alguns álbuns como o 2112. E a maioria das músicas que tocavam era do Rush. Era o Flea, Alain Johannes, Jack Irons e Hillel Slovak. Eles tinham uns 17 anos. Então o Slash e o Steven estavam com uns 15 anos.
E o Steven lembra que ele e o Slash pulavam a cerca (das residencias) para conseguir ouvir o ensaio na garagem. Isso era Los Angeles. A meca do Rock And Roll de todos os tempos. Nessa época, você podia ir nos shows dessas bandas em Los Angeles: The Go-Go’s, The Germs, Los Lobos, The Blasters, X, RHCP, Jane’s Addiction, Guns N’ Roses, Poison. E essa época acabou.
Bob Forrest escreveu uma nova música para a sua banda The Bicycle Thief lamentando que coisas assim não acontece mais em Los Angeles.
Por isso que eu escrevi essa música “I Remember The 80s”. E na verdade eu não quero mais morar em Los Angeles. No refrão, eu canto: “Eu não quero mais morar em LA”. E acho que nenhum outro de nós que morava lá nessa época quer morar lá porque aquilo deixou de existir.
Eu não sei como é São Paulo, mas Los Angeles se tornou uma cidade de ricos, então bandas que ainda estão na luta para conseguir alguma coisa não podem morar em Los Angeles. E se não tem artistas e coisas criativas acontecendo, como exposições, poetas e bandas tocando na garagem, eu não tenho interesse em viver nesse mundo. E isso era o que Hollywood representava! Todos moravam lá porque era possível. Eu, o Flea e o Anthony morávamos num apartamento de um quarto por 400 dólares por mês. Tudo que tínhamos que fazer era cada um conseguir uns 100 dólares por mês para morar na Hollywood Boulevard. Agora o apartamento deve custar 4 mil dólares mensais.
A entrevista completa que o Wendell Correia fez com o Bob Forrest está disponível pra assistir no canal 5 Notas: