Matéria do site Az Central.com – 17 de Agosto de 2006
Texto: Larry Rodgers
Tradução: Ana Power
Versão original:
Clique aqui
MATURIDADE DOS PEPPERS
Os ousados roqueiros estão amadurecendo dentro e fora do palco
Assim como muitos amantes do rock and roll, os Peppers Anthony Kiedis e Flea adoram ficar vendo videoclipes clássicos e de qualidade no site “You Tube”.
“Recentemente, eu e o Flea estávamos dando uma olhada no You Tube e assistimos um trecho de uma entrevista antiga sobre nós. Nós éramos tão ousados, tão atrevidos, uns doidões sem nenhuma razão justificável”, diz o cantor de 43 anos.
“Fazer essas bobeiras pode ser muito engraçado e é uma fase importante de se viver. Mas numa certa fase, isso não faz mais sentido.”
Os quatro integrantes da banda, incluindo o mestre da guitarra John Frusciante e o baterista Chad Smith, deixaram de lado aquele modo pesado de curtir a vida (onde colocavam suas vidas em risco) e todos eles, com exceção do “rei da mulherada”, Anthony Kiedis, mantiveram seus relacionamentos estáveis.
Flea (nascido como Michael Balzary), agora é pai de uma bebê chamada Sunny Bebop. A recente namorada de Kiedis é a modelo Jessica Stam (não, não é. É a Heather. O cara viajou mesmo mas beleza). Kiedis está longe das drogas há vários anos, mas mesmo assim ele consegue enxergar benefícios nesse seu comportamento do passado, no qual a vida do co-fundador da banda, Hillel Slovak, foi tirada em 1988.
“Eu encaro isso como anos difíceis, de dor e de luta e às vezes, de muito tempo perdido, mas foi necessário passar por tudo isso”, diz Kiedis, cuja banda fará uma apresentação segunda-feira, em Glendale.
“O mais bonito é que se você leva pega essa dor e aprende com ela e muda a partir dela, […] torna-se algo maravilhoso”.
Os Chili Peppers foram além dos contemporâneos anos 80 misturando o som da época com funk, punk, rock e rap.
O novo álbum duplo deles, “Stadium Arcadium”, é uma coleção atrativa de diversos materiais. Melodias diversificadas e canções suaves revelam o crescimento e a confiança vocal de Kiedis, que substituiram os raps dos “bons tempos” e gritos dos anos que passaram.
“Tem um cara, o Ron Anderson, que trabalha comigo e ensina como tirar o máximo proveito da sua voz”, diz Kiedis.
O cantor não está falando por falar quando ele acrescenta que foi inspirado por “uma banda com músicos sérios que estão sempre trabalhando em suas artes”.
Embora a banda tenha começado como uma pequena brincadeira, Flea e Frusciante agora são considerados e estão entre os melhores baixistas e guitarristas. Esse talento aparece em canções contagiantes como “Dani California”, o single de estréia do novo álbum.
Kiedis diz que os quatro membros da banda cheios de energia perceberam que manter seus egos sob controle tem seus benefícios.
“Foi uma longa e demorada curva de aprendizado para nós notarmos que cada um de nós somos todos iguais”.
Kiedis deu um fim no longo tempo de tensão que tinha com Flea, como era conhecido desde o colegial.
“No passado havia essa competição constante, […] como se fôssemos irmãos que cresciam numa grande família”, diz Kiedis.
“Mas no final das contas, esse tipo de competição causa conseqüências e pode te afastar de alguém”.
30 Comentários