Flea: Donald Trump é “um palhaço ridículo de reality-show”
Baixista do Red Hot Chili Peppers e apoiador de Bernie Sanders, Flea estava assistindo um debate republicano recente quando foi golpeado pelo que viu como uma linha comum entre os candidatos.
“Tudo que eles falaram era sobre quem poderia matar mais pessoas eficientemente. É nojento, frio e egoísta porque eles só falam: ‘eu posso matar ISIS’, e esse não é o caminho”, o músico conta para a Rolling Stone. “ISIS são demônios repugnantes e nojentos, que precisam ser detidos, mas (os candidatos) apenas jogam nas mãos deles com alienação. Tudo que escuto é racismo e ‘Construir o complexo industrial militar’ e ‘deem armas às pessoas’. Eu não entendo a obsessão por morte, violência e matança. Não faz sentido para mim”.
Flea conversou com a Rolling Stone um dia depois do caucus (sistema para eleger delegados em dois estados – Iowa e Nevada – na fase das eleições primárias) de Iowa, e tem palavras duras para os republicanos Donald Trump e Ted Cruz.
“Eu não consigo levar Donald Trump ou qualquer coisa que ele diga a sério”, ele diz. “Eu acho que ele é um palhaço ridículo de reality-show e um cara arrogante que gosta de chamar atenção. Eu não acho que ele queira ser presidente, e não acho que ele tem chances de ser presidente. Ele é uma pessoa egoísta e ridícula, cujo maior objetivo de vida é conseguir um boquete. Ele quer estar na TV e ele quer que todos achem que ele é importante”.
Para Flea, as declarações controvérsias de Trump sobre imigração e terrorismo são mais ‘um teatro ridículo’ do que provocações audaciosas. “Eu acho que nem ele acredita no que diz. Ele é apenas um produto disso, se você gritar alto o suficiente e agir brutalmente o suficiente, as pessoas vão prestar atenção em você. Ele funciona para a mídia e eles amam isso. Eu fico hesitante em discutir isso, porque eu acho tudo muito insignificante”.
“Esse cara nunca disse algo sobre coisa alguma que realmente afetasse alguma questão que tenha a ver com a realidade dos americanos. Ele nunca disse algo que iria ajudar os trabalhadores ou os pobres. Acho que ele pode ajudar os ricos com benefícios fiscais. Ele é um palhaço imobiliário que nasceu rico e tem apostado em ser um ladrão de dinheiro”.
Trump não foi o único republicano em ganhar a ira do músico de 53 anos de idade, que criticou Ted Cruz, o vencedor do caucus de segunda-feira. “Ted Cruz é um homem egoísta e de espírito ruim. Ele está ganhando milhões de dólares de empresas como Goldman Sachs e essas corporações e pessoas são as que dizem o que ele deve fazer se chegar ao gabinete”, Flea diz. “A NRA e as grandes instituições financeiras irão dizer a ele o que fazer, e ele vai fazer porque ele pertence à elas”.
Enquanto os Red Hot Chili Peppers continuam trabalhando no novo álbum de estúdio, a banda irá participar de um show para arrecadar fundos para a campanha presidencial de Bernie Sanders, na próxima sexta-feira, dia 05/02, em Los Angeles. Em setembro, os quatro membros assinaram uma carta de apoio, que foi postada no site do candidato. “Bernie Sanders é o único candidato sensato para a Presidência dos Estados Unidos”, Flea diz.
Créditos: RollingStone.com
Tradução: Amanda Olivieri