Chili Peppers adiciona influência Afro-pop
Depois de uma pausa feita em 2007 e da saída do guitarrista John Frusciante, o Red Hot Chili Peppers está de volta ao estúdio trabalhando em um novo álbum, que esperam lançar na primavera (EUA) do próximo ano.
Para o álbum (ainda sem título) Anthony Kiedis, Flea e Chad Smith irão trabalhar mais uma vez com seu antigo produtor Rick Rubin. “Nós realmente confiamos nele”, disse o baterista Chad Smith para SPIN.com. “Ele é realmente útil quando mostramos as músicas que trabalhamos por muito tempo – ele as ouve e dá a sua opinião objetiva, ele não fica ligado emocionalmente à música como nós ficamos. É bom ter isso.”.
Esperando que a banda se ramifique a partir de seu som funk-pop no novo álbum. Chad Smith disse que Flea – que recentemente excursionou com Thom Yorke com o Atom for Peace – está intensificando suas contribuições com músicas que ele escreveu no piano. “Isso é uma coisa diferente”, disse Smith. “Há uma grande variedade.”
Smith acrescenta ainda que a banda está experimentando com alguns estilos afro-pop, que foram inspirados por uma viagem que Flea e Klinghoffer fez para Lagos, Nigéria e Etiópia e com a recente obsessão de Smith por uma compilação obscura “The Afrosound of Colombia“.
“Há muita coisa louca nisso”, diz Smith. “A música se movimenta em uma batida diferente, não é igual nosso típico 4-4 ocidental. Os ritmos são bastante contagiantes.”
Ainda assim, o novo álbum do RHCP não será recheado de ritmos a-la Fela Kuti. “Nós não estamos apenas tentando tirar esse tipo de som, mas estamos elaborando a nossa opinião sobre ele. Esperamos chegar a algo novo.”