Chad Smith fala sobre nova exposição de arte e confirma álbum dos Chili Peppers
Entrevista da RollingStone
Tradução: Eloá Otrenti
O baterista dos Red Hot Chili Peppers Chad Smith não estão preocupado em impressionar o padrão de arte com sua nova coleção A arte de Chad Smith, atualmente em exposição na Russell Collection Fine Art Gallery em Austin. “Isso é engraçado, um novo jeito de me expressar” ele diz “Se eles gostarem ou não tudo bem, eu não vou ter meus sentimentos machucados se um aficionado por Basquiat não gostar do meu trabalho”
A aventura de Smith no mundo da arte começou em 2015 quando o time de arte visual de Los Angeles Scene Four se aproximou. Eles tinham trabalhando antes com bateristas como Bill Ward do Black Sabbath, Mickey Hart do Grateful Dead e Dave Lombardo do Slayer para criar trabalhos ecléticos e abstratos na tentativa de captar a essência da musica de maneira visual. “Eu achei a ideia deles realmente interessante” diz Smith que nunca tinha considerado criar arte visual antes. “É sempre divertido mudar e crescer e desafiar a sim mesmo e fazer algo diferente”.
O processo começou com Smith tocando bateria com baquetas iluminadas no SIR Studios em Los Angeles enquanto o time do Scene Four o fotografava. “Depois eles manipulavam as imagens de diversas maneiras, usavam diversas cores, texturas e profundidades. Eu dizia para eles ‘gosto disso, não gosto disso, e se fizermos assim?’ Todo o processo levou meses, apesar de não estar diretamente com eles e as impressões e folhas e tudo mais”.
De alguma maneira o processo lembra o seu ‘trabalho diário’ com o Chili Peppers “É a mesma coisa, quando você acha as pessoas certas que estão na mesma pagina que você, com uma visão” ele diz “e você fica aberto para novas coisas e apresenta boas ideias”.
Sua primeira coleção, Parallax estreou em 2016. A segunda, The Art of Chad Smith está em exibição. Chad trabalhou mais a distancia em Parallax mas nessa nova exibição ele desenvolveu alguns trabalhos sozinho, com tinta, giz e ate mesmo uma chave de fenda. “Eu queria incorporar algumas coisas para ficar mais especial” ele diz “Eu tinha essa mesa de ferramentas a minha disposição, e eu fiquei inspirado”.
Ele estará na Russel Collection Fine Art Gallery 11 e 12 de Janeiro, mas ainda não se sabe o que acontecerá quando chegar. “Eles falaram para eu tocar mas eu não quero estar em uma coisa tipo performance” ele diz “Eu não vou tocar bateria com baquetas iluminadas numa galeria, isso parece um pouco…eu não gosto dessa ideia. Eu vou aparecer e ver o que acontece. Provavelmente terá três pessoas lá, veremos”.
Ele planeja apresentar em mais duas galerias de arte da américa do norte em fevereiro “Eu farei isso nos fins de semana quando eu não estiver no meu ‘trabalho diário’, veremos, se eu não gostar ou for muito esquisito eu não irei. Mas Mickey Hart fez isso e me falou que se divertiu”.
O ‘trabalho diário’ que ele se refere ficou mais interessante com a volta do guitarrista John Frusciante depois de 10 anos fora do Chili Peppers. Smith sabe que os fãs estão ansiosos para ouvir o que eles tem planejado para 2020 além dos festivais já marcados, mas ele não deseja falar muito.
Apesar de ter recebido ordens estritas para ‘NÃO FALAR NADA SOBRE A BANDA’, Chad Smith acabou confirmando que SIM, estão concentrados em novas músicas e escrever um novo álbum.