O Instituto Rolling Stone lança sementes para “guitarra-árvore” inspirada no RHCP
O Instituto Rolling Stone, que leva cultura musical e lazer a crianças de baixa renda, quer usar a música para melhorar a vida e o planeta. Ideia bacanuda, não? Foi a partir dela que a agência Fischer&Friends criou as Rock and Roll Seeds.
As sementinhas são um convite para que empresas – e também pessoas físicas – participem e ajudem o projeto que já mostra resultados positivos, com mais de 150 pequenos músicos formados. Cada potencial doador recebe uma embalagem com uma mini guitarra plantável, feita de material orgânico e sementes de verdade que vão virar pequenas árvores. Sim, guitarras-árvore!
A escolha das sementes foi inspirada no nome de quatro importantes bandas de rock: Red Hot Chili Peppers (pimenta), Smashing Pumpkins (abóbora), Guns n’ Roses (rosas) e Green Day (grama).
“O conceito da campanha Seeds retrata com exatidão o nosso principal objetivo, que é de plantar a semente do Rock and Roll em crianças, antes sem acesso a este precioso conteúdo, deixar que germinem e, futuramente, espalhem seus frutos”, disse Leo Belling, um dos responsáveis pelo Instituto Rolling Stone.
Quem receber as sementes entenderá as ações e projetos do instituto da forma mais interativa e lúdica possível. Rola também colaborar com doações em dinheiro, dedutíveis do Imposto de Renda, doação de instrumentos musicais e até abrindo espaço na espera telefônica para o instituto divulgar seu trabalho.
Formação musical
Criado em abril de 2011, o Instituto Rolling Stone é a primeira escola de iniciação ao rock and roll do país. Nela, crianças e jovens carentes têm o primeiro contato com esse virtuoso instrumento – a guitarra elétrica, além de estudar música para valer.
Na organização, que tem caráter filantrópico, os pequenos têm a chance de estudar sobre a história da música, técnicas de produção musical, luthieria e outras atividades relacionadas ao mundo do rock. Para fazer parte da turma, é preciso ter de 9 a 13 anos, cursar e ter um bom índice de frequência escolar.
Ao final de um semestre de estudo e dedicação, os músicos mirins se apresentam aos pais e convidados e ganham uma guitarra e um amplificador cada um, doados pelos parceiros do projeto.
Conheça aqui o trabalho do Instituto Rolling Stone.