Dave Rat fala sobre mixagem dos shows do RHCP e no Rock In Rio
Após muita gente reclamar da qualidade do som que foi transmitida pela Globo e pelo Youtube, o engenheiro de som do Red Hot Chili Peppers há mais de 20 anos, Dave Rat (Rat Soundsystem) explicou no fórum Stadium Arcadium como funciona a mixagem de som em shows ao vivo e o motivo que o som na TV/Internet estava muito ruim.
“Eu faço a mixagem do som que o público ouve nos shows ao vivo.
O álbum é mixado por um engenheiro de som de estúdio. No caso deste último álbum, foi o Andrew Schepps. Daí eu utilizo a mixagem do álbum como guia de como a banda quer que as músicas soem, uma vez que todos eles estão diretamente envolvidos no processo e aprovam a mixagem do álbum.
Ao contrário do álbum, ao vivo eu tenho um pouco mais de liberdade para acentuar mais os solos de guitarra e oferecer um pouco mais de ação na mixagem do que o CD permite.
A mixagem de som da transmissão geralmente é feita por uma terceira parte. Às vezes sou eu que envio os sinais diretamente da minha mesa. A mixagem da transmissão normalmente não é a mesma da mixagem ao vivo. Quando eu envio os sinais para a transmissão, eu utilizo fones de ouvido para estruturar tudo corretamente enquanto eu faço a mixagem do show ao vivo.
Às vezes, o Andrew sai e faz a mixagem do sinal de entrada da transmissão, assim como ele fez para o show que foi aos cinemas em todo o mundo.
Para o Rock In Rio, a transmissão foi mixada por um engenheiro que estava num caminhão de gravação local.
Faz sentido? Particularmente, eu nunca tinha ouvido a transmissão ao vivo até chegar em casa hoje. E eu concordo que a mixagem de som dos vídeos do You Tube que eu vi aqui é realmente de se preocupar e eu posso garantir a vocês que é absolutamente diferente dos shows ao vivo.“
[English]
“I mix the sound that the audience hears at the live shows.
The album is mixed by a recording studio mix engineer, in the case of the current Peppers album, it would be Andrew Schepps. Now I use the album mix as a guide to get an idea of how the band wants the songs to sound, as they were directly involved and approve the album mixes.
Unlike the album, live I am a bit more free to push guitar solo’s and offer a bit more action in the mix than a CD allows.
The broadcast mixes are usually done by yet a third entity. Sometimes this is me and I send feed from my console. The broadcast mix is typically not the same as the live show mix, When I do the broadcast feed, I use headphones to dial it up and while mixing the live show.
Sometimes Andrew comes out and mixes the live broadcast feeds, as he did for the worldwide theater show.
For Rock in Rio the broadcast feed was mixed by an engineer in a local recording truck.
Make sense? I personally never heard the broadcast feed until I got back home today. And I do agree that the mix for the youtube videos I watched posted here is very concerning and I can also assure you that is not what it sounds like at the live shows.“