39 anos atrás: Red Hot Chili Peppers lança seu álbum de estreia autointitulado
[Loudwire] Hoje em dia, os Red Hot Chili Peppers são membros do Hall da Fama do Rock and Roll, com uma série de álbuns de sucesso que ajudaram a definir sua carreira. Mas em 1984, os jovens roqueiros estavam apenas começando, recém-saídos do ensino médio e procurando fazer seu nome na indústria musical. E embora o disco de estreia autointitulado da banda, lançado em 10 de agosto de 1984, não tenha vendido milhões de discos ou mesmo gerado um grande sucesso, ele mostrou a promessa do que estava por vir.
A formação original contava com os pilares do Red Hot Chili Peppers, Anthony Kiedis nos vocais e Flea no baixo, com o futuro baterista do Pearl Jam, Jack Irons, e o guitarrista Hillel Slovak completando a banda. Eles se apresentaram originalmente sob o nome de Tony Flow and the Masters of Mayhem, fazendo seu primeiro show no Rhythm Lounge para aproximadamente 30 pessoas. O show correu tão bem que eles foram convidados a voltar e finalmente decidiram mudar seu nome para Red Hot Chili Peppers depois de perceberem que poderia haver um futuro.
A notícia começou a se espalhar sobre a banda, mas havia um grande problema – Slovak e Irons estavam comprometidos com outra banda chamada What Is This?, e assim que o Red Hot Chili Peppers começou a atrair a atenção da gravadora, What Is This? assinou um contrato de gravação com a MCA. Seis músicas dos shows iniciais da banda com Irons e Slovak apareceram em sua primeira fita demo, mas para o Red Hot Chili Peppers continuar, eles tiveram que encontrar um novo guitarrista e baterista. Inicialmente, a banda convocou Cliff Martinez e Dix Denney, membros da banda punk de Los Angeles The Weirdos, mas Denney não deu certo, deixando a banda em busca de um guitarrista. Eles escolheram Jack Sherman como substituto do eslovaco.
O tempo de Sherman com a banda foi tumultuado, mas também influente. O produtor Andy Gill disse ao Diffuser : “Em termos de personalidade, era óbvio que ele não iria durar. Jack era macrobiótico. Eles estavam usando drogas naquele momento e houve um certo conflito lá. Mas Jack realmente os transformou em Funkadelic – eles realmente não sabiam disso, então ele trouxe um pouco disso para a banda.” O guitarrista não durou o ciclo da turnê com a banda e acabou até processando o grupo pelo sofrimento emocional causado durante sua gestão. Eventualmente, Slovak e Irons retornariam ao grupo, mas Sherman e Martinez permanecem como os músicos do disco de estreia autointitulado.
A banda escolheu Gill para produzir seu álbum porque ele era um herói pessoal, tendo sido membro do Gang of Four. Ele lembra: “Quando conheci (os Red Hot Chili Peppers), eles eram grandes fãs. Há uma música do Gang of Four chamada ‘Not Great Men’, e eles disseram que essa foi a razão pela qual começaram a banda. eles. Eles eram muito… eles adoravam esse tipo de música de guitarra, música de guitarra funky, eu acho que você poderia dizer. Eles, naquele momento, estavam fazendo seu próprio tipo de música semi-rap funky e eles também tinham essas coisas muito rápidas, músicas curtas de punk rock. Naquela época, havia muitas bandas fazendo aquela música super rápida, tudo em dois minutos. Achei que isso não era interessante – era apenas uma espécie de outra versão do punk rock. Mas as outras coisas Eu pensei que era muito interessante e legal. Provavelmente minha maior contribuição para eles foi fazer com que eles não se concentrassem muito nessas músicas de punk rock e fazê-los fazer algo mais funk.
Mas sendo uma banda nova, houve algumas dificuldades de crescimento. O grupo discutiu com Gill sobre o som e afirmou que não ficou entusiasmado com o resultado de seu disco de estreia. Anthony Kiedis comentou: “O negócio de Andy era ter sucesso a todo custo, mas foi um grande erro ter uma agenda.” Ele também escreveu em seu livro Scar Tissue : “Nos primeiros dias no estúdio, tudo parecia bem. Mas logo percebi que Andy estava buscando um som que não era o nosso. No final das sessões, Flea e eu literalmente saíamos do estúdio para a sala de controle, rastejávamos sobre os medidores VU do console e gritávamos: ‘Foda-se! Nós odiamos você!’“
Isso levou a um incidente entre Gill e a banda, onde eles descarregaram suas frustrações deixando um lixo no console de gravação para Gill. Como Flea revelaria mais tarde no encarte do álbum, “Em um ponto durante a gravação, eu disse: ‘Tenho que ir dar uma cagada’ … Andy respondeu em seu jeito seco e mais santo do que o inglês: ‘Oh , que encantador, traga-o de volta para mim, sim? Então Anthony e eu fomos ao banheiro no corredor e pegamos um pedaço de papelão e eu balancei um grande e velho duque nele e o levamos para a sala de controle e o colocamos na mesa de mixagem na frente dele… Ah, isso foi divertido.” Em retrospecto, Flea afirmou que embora Andy e Gang of Four fossem uma influência, ele sentiu que Gill não entendia o álbum que a banda estava tentando fazer.
Ele também afirmou que embora Sherman e Martinez fizessem parte do álbum, eles provavelmente deveriam ter ficado com Slovak e Irons. “Honestamente, em retrospecto, a coisa inteligente a fazer teria sido tentar manter Jack e Hillel lá, pelo menos durante o processo de gravação, para manter o sentimento original de rock cru e divertido que tínhamos na época e acho que teríamos feito um disco mais intenso e direto, capturando um groove profundo e profundo”, diz Flea. “Mas ainda fizemos o nosso melhor e escrevemos algumas coisas boas com esses dois, especialmente ‘ Mommy, Where’s Daddy ‘.” Essa música contaria com um backing vocal convidado de Gwen Dickey, que cantou no grupo disco dos anos 70 Rose Royce.
O álbum atraiu alguma atenção. ” True Men Don’t Kill Coyotes ” seria lançado como seu primeiro videoclipe. A faixa com baixo seria um pouco mais lenta do que o ritmo da maioria das músicas futuras do Chili Peppers, mas forneceu um ponto de entrada para os fãs se familiarizarem com seu som mais funk. Enquanto isso, o funk ” Get Up and Jump ” foi lançado como primeiro single oficial. A música foi a segunda faixa escrita pelos Chili Peppers, seguindo os passos de ” Out in LA “, uma faixa que Kiedis improvisou como um poema rap.
Outro favorito do álbum foi “ Green Heaven ”. Flea diz no encarte do álbum: “Fiquei tão animado quando Anthony escreveu a letra de ‘Green Heaven’. Eu costumava ligar para todo mundo que conhecia e ler para eles pelo telefone. Lembro-me de quando gravamos aquela demo, enquanto tocávamos furiosamente aquele baixo. Senti uma sensação etérea de flutuação. Eu estava simplesmente desaparecendo na batida e eu tenho certeza de que todos nós compartilhamos isso. Até hoje, é o sentimento que sempre busco quando estou no estúdio gravando. Às vezes toco nele. Sempre sei se estou tocando bem pelo que ele faz ao meu corpo.”
O disco também trazia um cover de “Why Don’t You Love Me”, de Hank Williams, com selo do Chili Peppers, é claro. “Costumávamos ouvir muito Hank Williams com Bobby e isso tinha muito a ver com ‘Why Don’t You Love Me’”, diz Flea. “A maior parte disso veio do intenso relacionamento de estilo fogo e gelo entre mim e AK. Acho que houve muitos momentos em que éramos tudo o que o outro tinha.”
Embora o álbum possa não ter saído como a banda desejava, havia sementes de algo grande no horizonte. Como Flea refletiu: “Eu realmente me arrependi de não termos feito o disco que pensei que poderíamos, que poderia ter sido um disco clássico, mas Anthony recentemente me disse que tudo fazia parte do nosso processo de aprendizagem e se tivéssemos sido bons demais e rápido demais, nunca teríamos continuado o longo e rico processo de crescimento em que ainda estamos.”