Como John Frusciante e Josh Klinghoffer se conheceram e iniciaram a parceria musical
Durante a entrevista que deu para o Marc Maron no podcast WTF (confira a entrevista traduzida na íntegra pelo RHCP Brasil), Josh Klinghoffer contou como começou a amizade com o John Frusciante e sobre a primeira parceria musical que fizeram.
Josh Klinghoffer foi guitarrista da banda The Bicycle Thief, liderada por Bob Forrest (líder do Thelonious Monster também), amigo próximo do Anthony Kiedis e de vários outros músicos dessa cena musical de Los Angeles que estouraram nos anos 1990 (RHCP, Jane’s Addiction, Fishbone, entre outros). Eles lançaram um único álbum em 1999, You Come And Go Like A Pop Song.
Uma das músicas do álbum, “Cereal Song”, tem a participação de John Frusciante, que faz um solo de guitarra com o Josh Klinghoffer. Isso aconteceu pouco tempo depois que se conheceram. Josh explicou a época que conheceu o John para o Marc Maron:
“Quando eu conheci o Bob Forrest e comecei a tocar com ele e a conhecer o grupo da cena musical que ele fazia parte, o John ainda não estava no Red Hot. Ele estava se recuperando do período sombrio que ele passou quando ele não estava na banda. Ele voltou pro RHCP um ano depois que comecei a tocar com Bob Forrest. Talvez um pouco antes do álbum Californication, meio que viramos amigos, começamos a conversar. Ele veio tocar aquele solo de Cereal Song.”
Depois de uma turnê que o Josh fez com o cantor Beck em 2003, ele passou muito tempo com o John quando ele estava de folga dos compromissos com o RHCP. Josh explica sobre essa fase, uma das mais criativas da carreira solo do Frusciante:
“Passávamos muito tempo juntos ouvindo música, praticando harmonias vocais, ficamos amigos e decidimos fazer discos juntos, o que acabou virando o álbum Shadows Collide With People. Eram as músicas que ele estava escrevendo nessa época. Começamos comigo tocando bateria, fizemos algumas demos, foi a primeira vez que gravei bateria em um estúdio profissional. E eu não estava mais tocando tanto a bateria na época. Então chamamos o Chad Smith para nos ajudar e eu fui para o baixo e subitamente éramos três pessoas tocando e foi assim que esse álbum saiu. Nos divertimos fazendo ele. ”
Ao todo, Josh participou de quatro álbuns da carreira solo do Frusciante, tocando os respectivos instrumentos:
- Shadows Collide With People (2004) – Sintetizador, Baixo, Guitarra, Percussão, Teclado, Vocais
- The Will To Death (2004) – Bateria, Baixo, Teclados, Guitarra nas faixas “Helical” e “The Will To Death”.
- Inside Of Emptiness (2004) – Bateria, Baixo, Teclado, Backing Vocals, Guitarra em I’m Around, solos de guitarra em Inside A Break e Emptiness
- The Empyrean (2009) – piano elétrico, bateria, órgão, piano, sintetizadores, apoio vocal
Josh Klinghoffer e John Frusciante ainda tem um álbum colaborativo onde dividem os créditos. A Sphere in the Heart Of Silence foi lançado em 2004.
Os dois ainda lançaram dois álbuns com o projeto Ataxia, trio formado por John Frusciante (guitarra, vocais, sintetizadores), Josh Klinghoffer (bateria, vocais e sintetizadores) e Joe Lally (baixo e vocais), que tocava na banda Fugazi, além de várias apresentações ao vivo que fizeram nessa época da segunda passagem do John no Red Hot.
Álbuns que lançaram como Ataxia:
- Automatic Writing (2004)
- AW II (2007)
O álbum solo The Empyrean (2009) do Frusciante foi a última colaboração musical oficialmente lançada que tem parcerias musicais entre o John e Josh. Inclusive o Josh aparece na arte da capa do disco.