15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://www.redhotchilipeppers.com.br 300
theme-sticky-logo-alt

Flea: “Os motivos pelos quais apoio Bernie Sanders”

“O conceito de um presidente nesse país que não está em dívida com lobistas corporativos é uma bela ideia”, o baixista do Red Hot Chili Peppers diz.

1035x1466-GettyImages-464099037_

O sincero baixista do Red Hot Chili Peppers já expressou sua frustração com os candidatos republicanos à presidência. Mas, como o músico disse no twitter: ‘eu sou mais feliz e mais produtivo quando sou positivo’. Os Chili Peppers são partidários de Bernie Sanders há algum tempo, e fizeram um show na última sexta-feira em Los Angeles para arrecadar fundos para sua campanha.

Em uma entrevista exclusiva para a Rolling Stone, Flea expõe os motivos, embora ele não tenha “absolutamente nenhum interesse” em política, pelos quais apoia o candidato e suas ideias.

“A primeira vez que ouvi sobre Bernie Sanders, foi através de um professor meu que morava em Vermont. Ele estava me dizendo que o estado, em várias categorias, possuía o maior padrão de vida nos Estados Unidos em termos de empregos, educação, saúde e todas as coisas que você possa medir um padrão de vida. Ele me disse sobre Bernie e o quanto ele admirava ele, então ele está no meu radar há um tempo.

Quando começamos a ouvir sobre os candidatos democratas, eu vi que ele estava concorrendo e comecei a prestar atenção. Quando ouvi que ele não iria aceitar dinheiro de corporações, que não possui Super PACs e que estava fazendo tudo apenas com pequenas contribuições, eu fiquei maravilhado. O conceito de um presidente nesse país que não está em dívida com lobistas corporativos é uma bela ideia.

Há um ano, ninguém se importava com Bernie Sanders ou sabia quem ele era. E ele é um cara que não depende da cultura do medo, de Super PACs ou de bilhões de dólares. Ele apenas fala sobre questões que realmente nos afetam como seres humanos, como se importar com outros e ter uma chance de vencer.

As pessoas tentam demonizar isso, como: ‘socialismo é o próximo passo para o comunismo’. Isso é uma besteira. Bernie não está falando sobre eliminar o espírito do capitalismo em termos de espírito competitivo das pessoas serem capazes de levantarem com seus próprios esforços através de disciplina, trabalho pesado, criatividade e engenhosidade. Ele não está tentando eliminar a chance de fazer algo ótimo para você mesmo e ser parte do sonho americano. Ele está apenas dizendo: ‘Vamos dar uma chance para que todos possam ter uma educação decente e ter a oportunidade de ter saúde e cuidar de si mesmo e se educar’. Isso é o que civilização deveria ser.

O fator mais importante, é que todos merecem ter boa educação. Esse país é absolutamente capaz economicamente de prover uma boa educação para todos, sem levar em conta sua classe econômica. E todos merecem ter acesso à saúde de qualidade, sem levar em conta sua classe econômica. É isso que vai ajudar a reduzir os índices de criminalidade e pobreza. É isso que vai fazer esse país ser um lindo e vibrante lugar.

As pessoas ainda podem ficarem ricas, mas é apenas dar à todos uma chance que eles merecem. Eu apoio Bernie Sanders totalmente. Eu acredito nele. Eu acredito no que ele diz. Eu me relaciono com pessoas que percebem que estamos todos conectados, e que percebem que temos que tomar conta uns dos outros e amar uns aos outros. E isso é Bernie Sanders.

Além de questões econômicas, o que mais me interessa em qualquer candidato à presidência, é que aquele que menos gosta de fazer guerras e que menos gosta de começar uma campanha de guerra homicida, para manter o Complexo Militar Industrial funcionando e fazer bilhões para as corporações às custas de vidas humanas. Eu acho que o Bernie é o menos provável a começar uma guerra ridícula.

Eu não me importo em os críticos chamá-lo de inelegível. Eu acho que dizer isso é uma coisa boba. Claramente, ele é elegível. Ele é um cara que está conseguindo votos e mostrou em Iowa que está disputando acirrado com a Hillary. Deliberadamente, eleger alguém baseado em ser um ser humano com integridade, que fala pelas pessoas nesse país e sobre as coisas que interessam à elas – e não defender a culta do medo – é um conceito lindo e muito inspirador. E me dá um pouco de fé no processo político.

Os Chili Peppers fizeram um show para a campanha de Bernie na última sexta-feira, e o aluguel da casa de show era algo em $30,000 dólares. Nós dissemos: ‘Oh, nós vamos pagar pelo aluguel da casa’. E ele não aceitou. Ele disse: ‘Não podemos aceitar, vocês são um grupo – uma corporação – não posso aceitar esse dinheiro’. Ele podia aceitar os custos dos ingressos, porque cada um deles é uma pequena doação, mas os 30.000? ‘Não, eu não aceito dinheiro assim’.

Se ele for eleito, eu espero que a presidência Sanders faça algumas coisas: 1) ele não entrará em guerras, só se for para proteger outros seres humanos. 2) ele fará assistência médica ser acessível à todos, sem levar em conta o quanto de dinheiro eles possuem. 3) educação de qualidade disponível para todos. E isso significa todos mesmo. Isso significa pessoas que moram em comunidades muito pobres, e merecem educação tão boa quanto nas comunidades ricas. Eu quero que todos tenham as mesmas chances.

Eu não tenho interesse em política. O conceito de seres humanos se importando por outros me interessa muito. Eu me interesso pelo bem-estar das pessoas. Eu me interesso por amor, gentileza e por aqueles que não possuem muitas oportunidades e lutam para sobreviver em um mundo muito difícil. O candidato que realmente representa o bem-estar dos seres humanos nos Estados Unidos e se importa com as pessoas, é Bernie Sanders. E é por isso que eu o apoio.

Créditos: Rolling Stone
Tradução: Amanda Olivieri

Notícia anterior
No segundo show de 2016, Chili Peppers tocou Aeroplane depois de quase 20 anos
Próxima notícia
Chad Smith tocando Led Zeppelin na NAMM SHOW 2016