15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://www.redhotchilipeppers.com.br 300
theme-sticky-logo-alt

Comunicado oficial: Flea explica o uso de instrumental pré-gravado no Super Bowl

Super Bowl 2014

Logo após o término da apresentação da banda juntamente com Bruno Mars no Super Bowl no último domingo, dia 02 de fevereiro, começaram a surgir comentários sobre uso de playback.

Os comentários se espalharam pelas redes sociais e aos principais portais de notícias, inclusive do Brasil. Flea escreveu uma nota no site oficial da banda esclarecendo o ocorrido.

Através de sua conta no Twitter e da página oficial, Flea se pronunciou em nome da banda.

“Aqui está minha resposta sobre o porque nossos instrumentos estavam desplugados no Super Bowl.”

Segue abaixo a tradução completa da nota oficial:
Uma mensagem de Flea
Queridas pessoas

Quando fomos convidados pela NFL e pelo Bruno para tocar nossa música “Give It Away” no Super Bowl, foi deixado bem claro para nós que os vocais seriam ao vivo, mas o baixo, a bateria e a guitarra seriam pré-gravados. Eu entendo a postura da NFL com isso, afinal eles tem poucos minutos para arrumarem o palco, milhares de coisas poderiam dar errado e arruinar o som para as pessoas que estavam assistindo no estádio e em casa. Não há espaço para argumentar isso, a NFL não quer colocar seu show em risco, sendo estragado por som ruim. Ponto final.

A postura do Red Hot Chili Peppers é não fazer nenhum tipo de playback. A última vez que fizemos (ou tentamos) foi no final dos anos 80, nós fomos retirados do programa de TV “The Top Of The Pops”, no Reino Unido, durante os ensaios porque nos recusamos a fazer direito o playback. Eu toquei o baixo com meu sapato, John tocou guitarra sobre os ombros do Anthony, e basicamente fizemos uma luta livre no palco, ridicularizando a ideia de que era uma performance ao vivo.

Nós fizemos playback em um ou dois estranhos programas de televisão antes disso e sempre foi um tédio. Nós levamos a sério nossa música, é uma coisa sagrada para nós e qualquer pessoa que já tenha visto um show nosso (como na noite anterior ao Super Bowl, no Barclays Center) sabe que tocamos com o coração, nós improvisamos espontaneamente, sofremos riscos musicais, e suamos sangue em todos os shows. Estamos na estrada há 31 anos fazendo isso.

Então, quando esse show no Super Bowl apareceu, houve muitas questões sobre se deveríamos fazer ou não, mas decidimos que era uma coisa surreal, uma coisa louca que acontece apenas uma vez na vida e que iríamos nos divertir. Pensamos muito antes de decidirmos fazer, e além de longas conversas entre nós, eu conversei com vários amigos músicos, que tenho um enorme respeito, e todos disseram que fariam se fossem convidados, que era uma coisa muito louca de se fazer. E mais, todos nós no RHCP amamos futebol e isso teve bastante impacto na nossa decisão. Decidimos que, com Anthony cantando ao vivo, ainda poderíamos trazer o espirito e a liberdade do que fazemos para essa apresentação, e claro, tocamos cada nota na gravação especialmente para esse show. Eu conheci e conversei com Bruno, que é um cara incrível, um músico realmente talentoso, e decidimos por algo que seria divertido.

Nós gravamos uma música para o dia, tocamos com nossos corações algo muito similar com as versões que temos tocado ao vivo nos últimos anos, com nosso amado Josh na guitarra.
Para essa performance, Josh, Chad e eu estávamos tocando junto com a música pré-gravada, então não havia necessidade de plugar nossos instrumentos. Poderíamos ter plugado eles e evitar que pessoas chatas expressassem seus desapontamentos com o instrumental pré-gravado? Claro, facilmente. E isso não seria um problema. Achamos melhor não fingir. Parecia a coisa mais realista a se fazer nessa circunstância. Foi como gravar um video clipe em frente de um milhão de pessoas, exceto pelos vocais ao vivo e apenas uma chance para destruir tudo. Nosso único pensamento era trazer o espírito de quem somos para as pessoas.

Sou grato à NFL por ter nos recebido. Sou grato ao Bruno, que é um jovem muito talentoso, por ter nos convidado para fazer parte desse show. Eu faria tudo exatamente igual de novo.
Nós, como uma banda, aspiramos crescer como músicos e compositores, e continuar dando nosso máximo no palco para qualquer pessoa que queira explodir seus cérebros.

Atenciosamente
Flea

Fonte: RHCP.COM

Tradução: Amanda Olivieri

Notícia anterior
RHCP no Super Bowl XLVIII
Próxima notícia
RHCP confirma show no Isle of Wight Festival na Inglaterra em junho de 2014